Esta Unidade de Formação Profissional tem como objetivo estabelecer métodos e desenvolver técnicas integradas com a situação da região, que estejam de acordo com a formulação e diretrizes organizacionais da Instituição, qualificando e formando profissionais, aptos para a inserção no mercado de trabalho, com um perfil atuante na participação do desenvolvimento da sociedade regional e colaborando na sua formação contínua.

A Escola SENAI de Bragança Paulista atende à área de metalmecânica, sendo um dos cursos voltado à confecção de moldes para termoplásticos.

Para conciliar as necessidades de Educação Profissional à vocação da região de abrangência e à sua capacidade instalada, a Escola desenvolve as seguintes linhas de serviços educacionais:

- Cursos de Aprendizagem Industrial

O Curso de Aprendizagem Industrial é destinado a jovens que tenham concluído o ensino fundamental. Para as empresas contribuintes do Sistema SENAI, o atendimento a Cursos de Aprendizagem Industrial é gratuito. Nessa modalidade, esta Escola oferta os cursos de:

-Mecânico de Usinagem;

-Ferramenteiro de Corte, Dobra e Repuxo;

-Ferramenteiro de Moldes para Plásticos;

-Eletricista de Manutenção Eletroeletrônica;

Para ingressar nessas modalidades de cursos, o aluno deve ser aprovado em processo de seleção e ter, no mínimo de 14 anos de idade na data de início do curso e, no máximo, idade que lhe permita concluir o curso antes de completar 24 anos, exceto para o curso de Eletricista de Manutenção Eletroeletrônica que exige que o aluno tenha no mínimo 16 anos completos na data de início do curso.

- Cursos Técnicos

Os Cursos Técnicos do SENAI-SP preparam jovens para trabalhar nas mais diversas áreas tecnológicas do ramo industrial. É a oportunidade que eles têm de adquirir uma formação técnica profissionalizante de nível médio. 

Proporcionar educação e preparar para o exercício de uma profissão é um cuidado que o SENAI-SP tem. Por isso, além de uma formação sólida, os alunos, ao concluírem o curso, recebem o diploma de habilitação profissional de técnico. 

Cursos oferecidos em nossa Unidade:

  • Eletroeletrônica (articulado SESI - período matutino)
  • Redes de Computadores (articulado SESI - período matutino)
  • Fabricação Mecânica - périodo diurno
  • Redes de Computadores - período noturno
  • Informática - semipresencial

- Cursos de Formação Inicial e Continuada para a Comunidade e Empresas.

São cursos de menor duração que atendem às demandas de capacitação no que se refere a qualificação, requalificação e reconversão profissional, dirigidos a pessoas que já atuam na profissão ou que buscam uma nova inserção no mercado de trabalho.

Proporcionam qualificação, aperfeiçoamento e especialização profissional e têm duração variável, de acordo com as especificidades de cada curso.

Esta Escola oferta cursos nas áreas da Metalmecânica, Eletroeletrônica, Energia, Gestão, Logística, Manutenção Mecânica, Automação, Metalurgia, Plástico e Tecnologia da Informação.

- Cursos de Formação Continuada para entidades conveniadas

PCFP - Programa Comunitário de Formação Profissional - Atende a população, com necessidade de atualização ou aprimoramento profissional. Tem por objetivo proporcionar aos maiores de 14 anos, conhecimentos básicos de uma ocupação qualificada do setor secundário da economia, de forma a possibilitar-lhes progredir profissional e socialmente; provendo-lhes condições para o autodesenvolvimento, ingresso no mercado de trabalho e atuação como autônomos ou microempresários.

Serviços de Assistência Técnica e Tecnológica e de Informação Tecnológica.

O constante crescimento do Estado de São Paulo e a forte demanda da indústria para educação e tecnologia são vetores importantes que exigem cada vez mais do SENAI-SP uma atuação intensiva e de alto valor agregado. Por essa razão, nos últimos anos o SENAI-SP tem investido fortemente nas suas Unidades de referência para a contribuição nesse crescimento.

A partir de 2014 houve uma reestruturação na área de atuação da vertente de “Produtos Tecnológicos”, com foco na Inovação e Competitividade, para cumprir com suas atribuições, sugerindo estratégias e ações, metas e etapas de trabalhos voltados para os setores produtivos bem determinados, levando em conta o desenho da concentração industrial no Estado de São Paulo, as vocações regionais e as novas demandas nas áreas de educação e tecnologia.

Essa reestruturação considerou como prioridade os seguintes aspectos:

• Aperfeiçoar, homogeneizar e disseminar, em nível estadual, os novos conceitos dos Produtos Tecnológicos ofertados pelo SENAI-SP, bem como construir um sistema de indicadores básicos de desempenho que torne mais eficiente e eficaz o modelo de gestão do negócio “Tecnologia”;

• Estabelecer os procedimentos operacionais e infraestrutura tecnológica;

• Prover capital intelectual para apoiar os processos de gestão tecnológica;

• Apoiar a estruturação dos Produtos Tecnológicos, conforme os novos conceitos.

O SENAI-SP criou os Núcleos Tecnológicos nas Unidades Operacionais de referência, que são centros de alto desempenho com liderança tecnológica em áreas especificas do conhecimento com foco no desenvolvimento da inovação, soluções tecnológicas e ambientais, de forma integrada e em rede com vistas a contribuir para o desenvolvimento sustentável do Estado de São Paulo.

Os Núcleos Tecnológicos têm como modelo balizador da gestão o alicerce em quatro pilares:

-Governança e Exercício da Liderança;

-Excelência na gestão do negócio;

-Sistema e ambiente de trabalho (Gestão de Pessoas).

 

Documentos Escolares: